| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Apodiformes |
| Família: | Trochilidae |
| Vigors, 1825 | |
| Subfamília: | Polytminae |
| Reichenbach, 1849 | |
| Espécie: | P. guainumbi |
O beija-flor-de-bico-curvo é uma ave apodiforme da família Trochilidae.
Seu nome científico significa: do (grego) polutimos = valioso, caro; e do (tupi) guainumbi = nome ameríndio Tupi para um beija-flor, pássaro brilhante. ⇒ Beija-flor valioso e brilhante ou guainumbi valioso e brilhante.
Mede 10 centímetros de comprimento. Possui bico longo e curvo, com a base da mandíbula vermelho-clara; plumagem superior dourado a verde-bronze brilhantes; área cinza escuro nos olhos bordeada por cima e por baixo por uma longa listra branca; partes de baixo verde-dourado iridescente; cauda arredondada, longa, verde, com ponta branca. Fêmea semelhante ao macho, mas com listras amareladas na face; queixo esbranquiçado, resto das partes inferiores amareladas, com a garganta e o peito pintados de verde. Imaturo parecido com a fêmea, com as penas da cabeça bordeadas de amarelo pálido.
Possui três subespécies reconhecidas:
Aves Brasil CBRO - 2015 (Piacentini et al. 2015); (Clements checklist, 2014).
Consome néctar de flores de plantas de jardim; arbustos pouco desenvolvidos, agrupamentos de Heliconia, leguminosas, malváceas e rubiáceas. Insetos são capturados por rapinagem em voo; aranhas podem ser apanhadas nas superfícies da vegetação.
O ninho é um copo de forma cônica decorado com líquens ou sementes, feito em forquilhas de ramos de pequenos arbustos, exposto, ficando de 50 cm a 1 m de altura, frequentemente sobre a água (del Hoyo et al. 1999)
Habita campos de gramíneas alagadas, savana arbustiva, cerrados, pântanos de água-doce (del Hoyo et al. 1999).
Venezuela as Guianas, norte do Brasil e Trinidad; leste da Bolívia ao leste do Paraguai, centro e sudeste do Brasil e nordeste da Argentina.
Consulta bibliográfica sobre as subespécies: